sábado, 18 de maio de 2013

Oliveira do Hospital - A ver a Serra da Estrêla e o Monte Colcurinho







Na zona de Oliveira do Hospital, a caminho da Serra da Estrêla, numa quinta próximo da Estrada N17, perto da localidade do Senhor das Almas encontrei um abacateiro plantado num pequeno canteiro, literalmente encostado à parede do lado sudoeste de uma moradia com cerca de 6-7 metros de altura.

Ao lado deste canteiro do lado sudoeste existe uma eira / pavimento de cimento.

O local tem exposição em declive e terraços de pedra de granito voltados a sul e sudeste.

Está à altitude de cerca de 550 metros.

Este abacateiro foi semeado e tinha cerca de 3,5 - 4 metros de altura, com muito pouca ramificação lateral, nunca produziu fruto e dele são recolhidas folhas para fazer chá para tratar o colesterol.

Encostado / a tocar neste abacateiro existe um "tomate arbóreo" ou "tomate do Brasil" ou "tamarilho", que na altura tinha vários frutos maduros ou quase maduros, em Abril de 2013.
De certa forma este abacateiro de folhas largas e perenes oferecia algum proteção à "àrvore do tomate" de folhas mais sensíveis ao frio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamarilho


Ver mapa maior

Vila Nova de Poiares - Entre o Rio Mondego e a Serra da Lousã

No passado mês de Março tive a oportunidade de visitar um quintal na zona de Vila Nova de Poiares onde estavam a ser cultivados vários abacateiros e manga.
Alguns abacateiros tinham cerca de 2 metros de altura e 1,5-2 metros de largura.
O proprietário há anos que recolhe fruta de vários deles.
Alguns estavam no início da floração.
O quintal está situado no cimo de um monte com muito sol.
A maioria das árvores estavam plantadas a este e sudeste da moradia com cerca de 5-6 metros de altura, existem estradas de asfalto a norte, a este e a sul de todas estas árvores / do quintal.
Recebem luz desde o nascer do sol até meio ou final da tarde.
No Verão algumas ficam à sombra na altura do pôr do sol.
Nessa altura esta pessoa tinha mangas enxertadas dentro de abrigos, cobertos com placas de "roofmate" e policarbonato (transparente), que plantou há cerca de 1 ano.
Todos os abacateiros foram protegidos durante o Inverno nos seus primeiros anos de vida e neste momento já sobrevivem sem proteção.
A zona está a cerca de132 m (433 ft) de altitude








Ver mapa maior

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Concelho de Odemira - na Serra Alentejana




Imagens da zona de Serra do Baixo Alentejo Litoral, no início de Março de 2013, exemplo de dois abacateiros, um com frutos outro com o início da floração.
Estas árvores estão a escassos metros do cume da serra com exposição predominante a nascente, sul e oeste, ligeiramente protegidas por um declive do lado norte e noroeste.
Estas árvores foram plantadas/semeadas há cerca de 6-8 anos.
As fotos acima foram obtidas de um video, por João Gonçalves.

Início - About

O objectivo deste blog é tornar visível informação relevante para o cultivo de árvores do abacate de norte a sul de Portugal.
Convidamos todos os interessados a tornarem-se autores neste blog, enviando fotos e observações, conhecimento útil.
Em particular, seria desejável recolher informação de pessoas que plantam ou plantaram, conhecem ou conheceram e cuidam das árvores do abacate há vários anos. Em especial, partilhar a informação sobre as experiências de cultivo iniciadas na atualidade em locais onde o abacate é desconhecido.
Consideramos relevante informação sobre
- solo
- micro-clima do local (exposição solar, precipitação média, distância da costa, altitude e latitude, etc)
- variedades ou cultivares de abacate
- irrigação
- cuidados especiais nos primeiros meses e anos após plantação ou sementeira
- (...)

The objective of this blog is to make visible relevant information for the cultivation of avocado trees from the north to the south of Portugal.
We invite all those keen on this subject to become authors in this blog, sending photos and observations, useful information.
In particular, it would be desirable to collect information from people who are planting or have planted, know or knew and look after avocado trees for some years. Foremost, to share information about cultivation experiments started in the present where the avocado tree is still unknown.
We consider relevant information about
- soil
- site micro-climate (sun exposure, average rainfall, distance to the coast, altitude and latitude, etc)
- avocado varieties or cultivars
- watering
- special careduring the first months or years after the planting or seeding
- (...)